No passado, as abelhas e a apicultura eram muito pouco exploradas, os apicultores, mesmo com pouco conhecimento, não compartilhavam muitas informações sobre esse incrível mundo.
Portanto, só agora eles se tornaram mais receptivos para falar sobre seus trabalhos e com o advento da internet, tudo ficou mais fácil para quem deseja aprender sobre o assunto.
Hoje entram no comércio apicultores de diferentes áreas profissionais, aqueles que inovaram, investigaram, reformaram e revolucionaram o mundo da apicultura que vemos hoje.
E você, quer saber mais sobre o que é apicultura e como ela realmente funciona? Fique comigo até o final para entender mais sobre essa atividade encantadora.
A apicultura é a criação e o cuidado das abelhas, através da qual são obtidos produtos como mel, geléia real, própolis, cera e pólen.
É uma prática que vem crescendo muito no Brasil, já que é um modelo de negócio sustentável. As abelhas, por sua vez, desempenham um papel vital em nosso ecossistema global, já que milhares de espécies vegetais e animais dependem deles para sobreviver.
80% da biodiversidade de plantas silvestres estaria em risco de extinção sem a função polinizadora. Portanto, nós, humanos, também entraríamos em colapso.
O apiário é o local onde se concentram todas as colmeias em que vivem as abelhas, estas se dividem em três tipos de hierarquias.
A primeira é a abelha rainha cuja única função é botar ovos, depois, as operárias responsáveis pela coleta de néctar e pólen, e, por fim, os zangões, que fertilizam a abelha rainha, uma vez que cumprem sua função são expulsos da colônia.
As operárias produzem mel, geleia real e cera ao longo do ano, além de alimento para a colmeia. Logo, assim que as abelhas terminam o processo, que dura cerca de três semanas, os apicultores recolhem o mel e a geleia para obterem outros produtos.
As abelhas podem ser obtidas transportando uma colônia selvagem dentro de uma colmeia. Esta colônia pode já ter alguns favos que podem ser removidos e realocados nas barras superiores ou dentro das armações ou colmeias.
Outra forma de começar é colocar uma colmeia, melhor ainda se selada dentro com cera de abelha para dar um cheiro atraente e esperar que um enxame de abelhas selvagens passe e se acomode por alí. Isso trará resultados apenas em áreas onde já existe um grande número de colônias de abelhas.
A melhor maneira de começar é pedindo conselhos aos apicultores já experientes.
Para praticar a apicultura não é necessário explorar a terra. Dependendo do tipo, as colmeias podem estar localizadas em árvores, em áreas deprimidas ou em telhados de edifícios.
Isso significa que a apicultura é viável para pequenos agricultores ou pessoas que não possuem terras. Um bom local é aquele que tem água por perto, muitas árvores e plantas que florescem na área e também que não venta muito e livre de luz solar direta.
Uma colmeia é um recipiente colocado para as abelhas fazerem seus ninhos. Existem três tipos principais, que são, colmeias tradicionais, colmeias de estrutura móvel e colmeias de barra superior.
O que poucas pessoas sabem, é que o processo de polinização feito pelas abelhas representa simplesmente 1/3 da nossa comida.
Ou seja, alimentos como amêndoas, maçãs, laranjas, tomates, cebolas, abacates, alho e até café, não existiriam em nossas mesas sem o trabalho generoso e altruísta de nossas amigas abelhas.