O que é um entreposto de mel

  • Home
  • Blog
  • O que é um entreposto de mel

Muitas pessoas que produzem ou pretendem realizar esse tipo de atividade, ainda tem dúvidas a respeito de como funciona essa prática.

Uma das perguntas é sobre o entreposto de mel, você sabe o que isso significa? Bom, é a forma que nos referimos a um estabelecimento que faz o processo de compra do mel, o embala e depois comercializa com sua marca própria.

E também alguns estabelecimento ainda produz mel composto e processa própolis e o pólen.

Geralmente, alguns desses lugares são sediados nas cidades maiores e ficam bem distantes dos locais onde esse mel é produzido, por isso, na maioria das vezes, esses estabelecimentos de entreposto acabam não tendo instalações ou equipamentos para extração de mel.

Além disso, é também uma empresa específica que produz mel composto e realiza o processo de outros produtos das abelhas, como pólen e própolis, engarrafado e comercializando sob sua própria marca em larga escala.

Como abrir um entreposto de mel?

O primeiro passo para realizar esse projeto é se planejar. Por isso, antes de mais nada, é importante criar um plano de execução com todos os passos necessários para que esse projeto saia do papel.

De início, o ideal é realizar uma pesquisa de empresas que fazem a venda de mel para o atacado. Assim, você terá um fornecedor e parceiro de negócios para te ajudar a se estabelecer como entreposto de mel.

Onde abrir um entreposto de mel

Não há uma regra clara de onde você pode instalar um entreposto de mel, já que pode tanto ficar na área rural quanto urbana, o que realmente importa é que você siga algumas exigências básicas para o seu devido funcionamento.

Algumas dessas exigências são, por exemplo, ter serviços básicos como luz elétrica, água e transporte, ser distante de áreas de poluição, ter uma distância mínima de 10 metros das vias públicas, e claro, ser de fácil acesso para seus clientes e fornecedores.

Cuidados com a estrutura do entreposto de mel

Por ser um produto onde você irá vender direto para o consumidor final, é necessário ter alguns cuidados para manter tanto a qualidade quanto a higienização do seu estabelecimento de entreposto.

Esses cuidados se resumem em:

  • Iluminação e ventilação: Você precisa oferecer boa iluminação, tanto da natural quanto também artificial, assim sendo, você precisa criar um projeto que irá permitir isso. A iluminação artificial pode ser feita com luz fria por meio de dispositivos que protegem contra estilhaços e queda de produtos. A ventilação também precisa ser feita com cuidado, onde todos os ambientes possam receber boa ventilação.
  • Piso: O piso deve ser de algum material resistente contra choque e a ácidos. Também é importante que seja de fácil limpeza e se possível ser antiderrapante.
  • Lavatórios: Em todos os lugares do seu entreposto de mel, as pessoas vão ter contato direto com a matéria prima, por isso é necessário ter lavatórios de mãos. O ideal é que as torneiras possam ser acionadas por um dispositivo onde não necessite usar as mãos. Também é importante sempre fornecer sabão líquido inodoro, água quente, coletor de toalhas (que também é acionado sem a mão).
  • Equipamentos: Os equipamentos para um entreposto de mel vão variar de acordo dependendo da atividade que você pretende fazer. De qualquer maneira, existem alguns equipamentos básicos que possivelmente você irá precisar para o negócio funcionar bem, que são: pasteurizador, tubulações, filtros, tanque para pré-aquecimento, desumidificador e misturador/batedeira.

Montar um negócio de entreposto de mel pode valer muito a pena, mas como você viu é um investimento que pode custar algo em torno de R$50/60 mil reais ou até menos para deixar a estrutura pronta para funcionar.

Basta realizar um bom planejamento e colocar as mãos na massa, e claro, montar um plano de vendas para fazer seu negócio bombar nas vendas.

Voltar ao Blog